Diário de Fevereiro, 13 – 2022

Éfi.
2 min readFeb 13, 2022

--

Sobre ressacas

Gostaria de um substituto para a bebida alcoólica.

Não sei exatamente o que seria, pois muitos poderiam elencar, inclusive eu, diversas bebidas divertidas que não causariam nenhum dano característico de ressaca.

O fato é que esse mal estar ligeiro e meio suspenso que a bebida causa no dia seguinte é incômodo e quase revoltante.

Brigo comigo mesma quando isso acontece e “prometo” que não beberei mais. Aqui, no entanto, cabe uma ressalva: “não beber mais” pode denotar um volume alcoólico relativamente alto. Não é. Eu bebo muito pouco, mas o meu pouco tem o pouco pouco, o pouco normal e o pouco muito.

É provável que ontem eu tenha consumido o pouco normal. Foram 3 pessoas para uma garrafa de vinho (e sobrou um pouco nas taças, percebi). Entretanto, não me recordo a última vez que bebi. Certamente foi no réveillon ou Natal. Esse hiato também colabora para a fraqueza etílica, sabemos.

O fato de poder me alegrar com o vinho revigorou minha alma antes de bebê-lo. Nossos dias tem sido difíceis e aos poucos as coisas tem voltado ao seu devido lugar (agora mesmo, estou na sala de casa, cuja arrumação e limpeza estão em dias, ainda é cedo, já tomei meu café, Camila ainda dorme, e aprecio um silêncio levemente assobiado por pássaros e vozes humanas distantes). Era isso que eu mais queria: a tranquilidade e a rotina dos meus dias.

Se eu pudesse escolher, agora que sinto uns 20% de peso em minha cabeça, era não ter bebido. Eu e Camila conseguimos nos distrair facilmente sem bebida. A situação muda um pouco quando estamos acompanhadas (isso acontece com vocês?). Não que as pessoas nos obriguem a fazer o que não queremos. Muito longe disso. Mas nosso corpo e intenções são inclinadas a participar do momento plenamente, e isso significa também partilhar de alguma bebida, não havendo mal algum nisso, evidentemente.

A minha reflexão gira em torno do que seria, sei lá, mais uma forma prática de eliminar algo que me cause algum descontentamento: essa sou eu. Exceto nas situações que não estejam sob meu controle, entendendo eu que, nesses casos, Deus me trata severamente, articulo todo o resto para meu absoluto conforto. Então, penso em transformar o prazer de algumas horas em muitas e muitas horas, que valerão enquanto eu estiver me divertindo e se estenderão para além, quando eu acordar após a diversão.

Diante disso, e após profunda reflexão, eu elejo a água com gás a bebida oficial não alcoólica do meu ser. Está decidido.

--

--

Éfi.

A mesma, porém outra todos dias - graças à misericórdia.